Estudos bíblicos

OS PENSAMENTOS DE DEUS

Introdução - Os pensamentos são tudo que planejamos na mente, sempre que planejamos nosso futuro, nosso crescimento seja na vida social ou financeira, começa com um bom planejamento do que vamos fazer ou evitar, esses planos são primeiramente organizados em nossos pensamentos, ou seja, significa dizer que nossos pensamentos são também os planos que temos e os planejamentos a nosso respeito ou a respeito de outrem. Ao pensar nisso percebo que conhecemos pouco sobre os pensamentos de Deus, talvez porque são grandes e excelentes demais ou porque não nos dispomos a ir mais fundo no conhecimento deles. Bom seja um ou o outro o ponto é: Que precisamos conhece-los e vive-los.

Para Jesus conhecer nossos pensamentos é muito simples, basta apenas nos sondar e conhecerá quando nos levantamos ou quando nos sentamos, e ainda nossos pensamentos e todas a intenções de nosso coração, mas como posso sondar os pensamentos de Deus? Como posso saber quais eles são e o que Deus está pensando a meu respeito?

Por exemplo: quando Deus testifica de Jó no capitulo primeiro de seu livro é fácil perceber qual pensamento Deus tinha a respeito dele e de sua fidelidade, mas não é sempre que isso acontece, creio até que o único registro na bíblia onde Deus se revela dessa maneira seja esse, então como podemos conhece-los?

O salmista expressou em salmos 92, versículo 5 “Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos.” É obvio dizer que os pensamentos de Deus são excelentes e terríveis, pois como pode ser os planos de uma mente ilimitada em poder e percepção? Sua mente não é limitada por emoções, nem pelo tempo, nem muito menos pelo medo ou pela dor do sofrimento... Quantas vezes mudamos o plano por falta de recursos? Para Deus é fácil arrecadar fundos que financiem seus projetos. E se por ventura faltar pessoas para acreditar nos seus planos ele faz uma Ana que é estéril dar à luz para nascer um Samuel que seja disposto a cumprir os propósitos estabelecidos.

Seguindo essa linha de pensamento já que estamos falando justamente dentro desse ponto de partida: Os pensamentos de Deus. Alguns deles ou todos eles já foram estabelecidos antes mesmo da terra existir. É como se enquanto estamos vendo o filme da história humana Deus o todo poderoso Deus já os tivesse filmado em seu cenário surpreendente que é sua própria mente então, mas uma vez pergunto: Como então podemos conhece-los?

Não temos tempo suficiente pra cumprir tudo que planejamos e talvez esse seja um dos maiores desafios dos planos humanos. Porque quantas pessoas já com idade avançada diz: “Bom creio que não vou conseguir viver tudo que queria ter vivido”, há ainda aqueles que ao saber que irão morrer em alguns dias fazem uma lista de desejos e tentam viver tudo que uma vida de muitos anos não permitiu. Parece que nem precisa dizer que isso será impossível né, Então, mas para Deus isso nunca foi um empecilho, pra ele o tempo sempre caminhou a favor porque o tempo é servo de Deus. De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite. Salmos 90, versículos 4. Se então os pensamentos de Deus não são limitados ao tempo, como eu que sou limitado ao tempo posso conhecer?

Essa pergunta faz muito sentido para nós primeiro porque nossa mente faz muitas perguntas e é cheia de dúvidas, mas a mente de Deus é o contrário, enquanto nossa mente é cheia de perguntas a mente de Deus é cheia de respostas. Pra nós é impossível compreender e se você pensar em desistir tudo bem creio que ainda a tempo... Ou talvez o tempo seja tudo que você precise, pois precisamos aprender a organizar nossa vida dentro do tempo que temos, mas não se preocupe se acontecer de isso não ser possível, e no fim morrermos sem entender no total qual os pensamentos de Deus, creio que nem mesmo a eternidade seja suficiente para nos revelar. Então aquela pergunta que fiz desde o início, Quais são os pensamentos de Deus? E como podemos conhece-los?

Já percebeu que fazemos planos sobre muitas coisas e não pensamos nos imprevistos? Planejar um casamento, por exemplo, é muito importante e o fazemos com muita diligencia e cuidado para que nada dê errado, mas e impossível que tudo saia perfeito... Agora pense, Deus planejou o ser humano, e ao planejar em sua mente ele já sabia da queda, mas isso não pegou Deus de surpresa ele já tinha planejado o próximo passo, Jesus foi o plano perfeito e em Jesus tudo se cumpre, isso porque os planos de Deus são todos calculados em uma mente brilhante.

A bíblia diz que desde a fundação do mundo cristo, o cordeiro, já tinha sido oferecido em sacrifício. “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;” isso significa que um dos planos perfeitos de Deus é a nossa salvação, glória seja dada ao senhor por esse plano onde somos salvos e libertos do poder do pecado.

A bíblia nos revela no mínimo três características importantes a respeito dos pensamentos de Deus. Bom chegou a hora de responder à pergunta tão discutida neste sermão: Quais são os pensamentos de Deus?

Primeiro a palavra do senhor em Isaias no capitulo 55 dos versículos 8 a 10 nos revela que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e ainda que eles são bem maiores e melhores que os nossos. Então o primeiro ponto a se discutir é que se pensamos algo a nosso respeito Deus pensa algo bem melhor. Ainda bem que é assim ... já que ele e muito melhor pra planejar nosso futuro.

A segunda característica dos pensamentos de Deus é que eles não podem ser impedidos, pois segundo Jó no capitulo 42 e versículo 2 “Bem sei que tudo podes e que nenhum dos teus pensamentos podem ser impedidos.” Oh que maravilha além dos planos de Deus serem perfeitos nada pode o impedir de realiza-los.

E o terceiro ponto é que os pensamentos de Deus são de paz e não de mal, Jeremias capitulo 29 e versículo 11 nos diz: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Aqui vemos uma revelação interessante e que complementa a segunda característica supracitada. Nada pode impedir os pensamentos de Deus e isso realmente é verdade, porém eu posso, pois os planos de Deus precisam primeiro serem aceitos por mim. Deus não é invasor ele só entra onde é bem recebido. Se um pai faz planos para seu filho quando ainda é criança e ao crescer ele não os queira seguir nada pode ser feito, porém se o filho os quiser seguir com certeza os planos do pai ao seu respeito irão entrar em ação. Da mesma maneira acontece conosco, Deus tem pensamentos ao nosso respeito, mas depende de nós vivê-los ou não.

Portanto os pensamentos de Deus são terríveis e ilimitados, são perfeitos e perfeitamente executados, são brilhantes e deixa nossos planos como trapo de imundícia. A nosso respeito Deus tem pensamentos excelentes e neles podemos confiar, ah! um segredo, nem sempre ele nos revela o que está planejando, mas mesmo assim podemos crer que são melhores que os nossos. Se os aceitarmos teremos um futuro brilhante e com certeza será em um padrão bem mais auto. Então quero terminar dizendo um salmo muito conhecido: Entrega o teu caminho ao senhor confie nele e ele tudo fará” Salmos 37 versículo 5.

Itapuranga, 26 de junho de 2019.

Presbítero: Guilherme Azevedo