Estudos bíblicos

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO À TIMÓTEO

À liderança, instruções e desafios

Introdução:

O

bserva-se, exposições do apóstolo Paulo ao seu companheiro Timóteo. A ênfase consiste em mentorear e aconselhar o jovem pastor no desenvolvimento cristão e ministerial, na defesa da fé, norteando o mesmo para o progresso no evangelho da graça, bem como dos seus ouvintes, dentre eles: mulheres cristãs, presbíteros e diáconos a passar pelo crivo, anciãos, jovens, mulheres idosas, moças, viúvas, servos e ricos. Timóteo deveria treiná-los para um viver piedoso em suas comunidades, como também combater os falsos mestres pelos erros prejudiciais à fé. Em contraste com estes, Paulo lhe apresenta parâmetros a serem seguidos, sendo um despenseiro fiel, considerando o exercício da piedade, as boas obras, sabendo que Deus o grande juiz, irá julgar todos os feitos dos homens.

Paulo, o apóstolo à Timóteo

É elementar que se leve em consideração a expressão “apóstolo” dita logo na saudação, pois Paulo de fato é um apóstolo por designação divina, confirmado pelas marcas do ofício exercido e não simplesmente por um título conferido. Ressaltando também, que ele trabalhou em consonância com os demais apóstolos e na dispensação do Espírito Santo com a realização de sinais, milagres e prodígios. Portanto, esta é a credencial que abre a epístola de Primeira Timóteo e convida todos seus leitores para apreciá-la.

“Meu verdadeiro filho”, certamente este termo lembra positivamente a obra de Deus Pai pela paternidade, a filiação em Jesus Cristo e a fraternidade. Nesse sentido, denota-se a origem de Timóteo sendo filho de uma judia crente e pai grego, (Atos 16.1) o qual assimilou os princípios essenciais da fé genuína através de sua vó Lóide, (2Tm 1.5) comissionado a ficar em Éfeso (cidade da Ásia menor, atualmente localizada no território turco). Sua missão objetiva-se em “advertires à alguns que não ensinem outra doutrina”, seu labor, um combatente para que a fé não fosse contaminada pelos falsos mestres que estavam introduzindo doutrinas errôneas tais como: fábulas e genealogias com as quais não trazem edificação. Portanto, é necessário atentar para o objetivo do mandamento, que consiste em: “o amor de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida” (1Tm 1.5) para viver uma carreira cristã saudável.

Paulo admoesta a Timóteo lembrando-o daqueles que deixaram os preceitos e se envolveram em questões tolas e improdutivas, cita a finalidade da lei e sua aplicabilidade aos infratores. Estes são os que se encaixam na referida punição: “injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para os que for contrário a sã doutrina”. (1Tm 1. 9,10)

Com efeito, Paulo é o modelo máximo de pecador, ele mesmo o declarou assim (1Tm.1.15). No entanto, na sua plena ignorância foi resgatado, salvo, e incluso no ministério a fim de que por seu exemplo mostrasse toda longanimidade de Deus por meio da grande misericórdia e graça. Nesse sentido, conclama: exercita-te a boa milícia “conservando a fé e a boa consciência” caso contrário sujeitar-se-á ao naufrágio bem como aconteceu com Himineu e Alexandre ao rejeitá-la.

A salvação em evidência

É primordial ressaltar que, a salvação vem do propósito de Deus pela obra de Jesus Cristo para todos os homens, pois esta é a sua vontade expressa, cabe reconhecê-la. No entanto, para se obter o conhecimento da verdade é fator preponderante admitir que a salvação só é possível por “único” Deus e por “único” mediador Jesus Cristo, o qual se entregou por todos para redenção. Desse modo, a considerar a comunicação e o entendimento do querer de Deus pela oração, faz-se necessário exercê-la constante e em consonância com o que é agradável para com Deus. Contudo, é preciso admitir o mistério da piedade que consiste da encarnação à glorificação conforme 1Tm.3.16. Em detrimento dessa questão, o apóstolo conclama às mulheres cristãs para que tenham uma vida em conformidade com a honestidade, pudor, modéstia e aplicada às boas obras e não no viver em estereótipos. Não se pode esquecer também, de que há um imperativo para que estas aprendam em silêncio e submissão, sendo que a ênfase de exercer autoridade é atribuída ao homem, a obedecer pela ordem da criação. (1Tm.2.13)

Integridade no caráter e qualificações para o ministério

É primordial ressaltar que, ao estabelecer a ordem da igreja, a liderança seja conforme: presbíteros ou diáconos por uma conduta de caráter ilibado, pois estes são instrumentos em fé e defesa da fé para servir. Com efeito, o foco centra-se no caráter ético comprovado e sustentado com qualidades significativas como o preparo espiritual, autocontrole, afabilidade social, ordem doméstica e vida consagrada, destacando-se assim um viver em moderação. Ademais, quanto aos presbíteros, suas funções equivalem a administração do culto e atividades concernentes a ele, a supervisão dos discípulos e a restauração dos membros que pecarem, também pela transferência bem sucedida do ministério para uma nova geração de homens fiéis, e serem dedicados ao trabalho de pregação e ensino das Escrituras. Seria um erro contudo, não considerar as instruções quanto ao seu trabalho, sendo digno de receber remuneração conforme princípio em Dt.25.4, em especial se são responsáveis pela pregação e ensino. Além disso, as acusações contra um presbítero deverão ser protegidas e avaliadas após a verificação de duas ou três testemunhas. Por outro lado, quanto às mulheres são chamadas a tais características: “honestas, não mal dizentes, sóbrias e fiéis em tudo”.

Os últimos tempos

  1. limiar do contexto nos “últimos tempos” conforme a carta, há um aviso dado pelo Espírito Santo sobre a apostasia que é o abandono da fé. “Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vem de demônios” 1Tm.4.1. De acordo com Paulo são hipócritas e mentirosos que têm a consciência cauterizada. Contudo, é preciso admitir que Timóteo é ordenado a rejeitar os ensinos falsos, as fábulas e exercitar na piedade, sendo esta grande fonte de lucro pois possui uma promessa esplêndida, uma esperança de vida eterna. Desse modo, ressalta os imperativos de Paulo ao jovem pastor: ler, exortar e ensinar, não menosprezar o dom mediado e confirmado pelo presbitério e ter um cuidado pessoal e com a sã doutrina.

Instruções específicas

É elementar que se leve em consideração o tratamento relacional que Timóteo deve aplicar em sua comunidade, com base no gênero, idade e condição social. Desse modo, deve salientar a preocupação de Paulo também com as viúvas. Além disso, o jovem pastor é conclamado a ser vigilante, conservar-se em pureza e a não praticar o favoritismo. É necessário ressaltar também, que os servos devem honrar aos seus senhores exatamente por causa do nome de Deus. Deve-se abordar ainda que, toda doutrina, ou seja, ensino que não é segundo a piedade, é oriundo da soberba, gerando falso ensino e consequentemente doenças, sendo assim, evita-os. Seria um erro, contudo não atentarmos para a vida de piedade e contentamento, pois assim orienta o apóstolo “porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é, que nada podemos levar dele” 1Tm.6.7. Nesse sentido, ele orienta também aos ricos a que façam o bem, compartilhem racionalmente, utilizem o dinheiro como fonte de benção, e que coloquem sua esperança em Deus. Para evitar a submersão dos homens na perdição, é preciso então, atentar para a advertência: “pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos”. 1Tm.6.10.

Entretanto, Timóteo sendo o “homem de Deus” (descrição bastante forte que nos faz lembrar de Abraão, Moisés, Davi, José...) deve fugir de toda impiedade e seguir um modelo de vida excepcionalmente com base na justiça, piedade, fé, no amor, paciência e na mansidão, sendo um guerreiro e mordomo fiel, guardando o mandamento até a manifestação do Soberano Senhor Jesus Cristo. Desse modo, a suma é, preservar pessoalmente na verdade para que a mensagem do evangelho seja incontaminada e repassada à próximas gerações da igreja.

Conclusão

Portanto, torna-se evidente que as recomendações, os conselhos, e admoestações do apóstolo Paulo ao jovem pastor, consiste no zelo pelo evangelho da graça soberana de Deus. Desse modo, cabe à Timóteo corresponder com um viver íntegro, cuidado pessoal, dedicação com a doutrina e relacionamentos sóbrios, ciente de que a comunidade está sendo afetada por falsos mestres com genealogias e fábulas. Para reverter essa problemática, Timóteo foi introduzido em Éfeso para advertir estes tais. A fim de que a sã doutrina não seja contaminada, e que a comunidade viva no exercício da piedade.

Itapuranga, 02 de setembro de 2019.

Presbítero: Jorge de Souza